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2 de Abril de 2020

Dicas para reverter a inadimplência e aumentar a receita do seu negócio.

Antônio de Paula Melo Neto, Advogado
há 3 meses

Inicialmente é necessário que a sua empresa ou negócio tenha o controle dos clientes inadimplentes e seus respectivos débitos, para que assim seja possível a realização de um balanço dos valores/créditos a receber a curto e médio prazo.

Na grande maioria dos casos, a inadimplência é decorrente do recebimento de cheques e notas promissórias, além de notas fiscais emitidas com prazo para pagamento.

Com o controle da inadimplência deve ser observado quatro passos: análise, planejamento, comunicação e negociação.

Após a análise, tendo as informações em mãos deve ser feito o planejamento da comunicação, se ocorrerá formalmente ou não, quais medidas devem ser tomadas caso a caso e buscar entender o porquê da inadimplência destes clientes.

Tendo a comunicação definida e o levantamento dos motivos da inadimplência de seus clientes, chegamos ao passo da negociação, momento mais importante para mudar a situação do seu negócio.

Neste passo é importante esclarecer perante aos inadimplentes as condições para a negociação do débito de forma amigável, ser transparente quanto aos juros e multas aplicadas ao débito aumentam as chances de uma negociação positiva, pois demonstra aos clientes a boa imagem do seu negócio.

Ser flexível na negociação dos débitos é uma estratégia para cobranças diretas entre o fornecedor/prestador de serviços e o consumidor inadimplente. Desde que suportável pelo devedor, o parcelamento pode ser uma ótima alternativa.

Não havendo sucesso na negociação amigável, ou seja, na cobrança do débito de forma extrajudicial, torna-se indispensável a assessoria de um profissional capaz de judicializar as cobranças buscando a recuperação do crédito de maneira hábil.

Desta forma, para resguardar o recebimento do crédito e evitar qualquer constrangimento entre credor e devedor, o advogado é o profissional capaz de empenhar-se no recebimento dos respectivos créditos sem expor o consumidor inadimplente a ridículo, protegendo o credor das penalidades impostas pelo Código de Defesa do Consumidor e Código Civil.

Portanto, se você pretende reverter a situação de inadimplência da sua empresa ou negócio, procure um profissional que possa lhe auxiliar na recuperação dos créditos a receber e, assim reequilibrar o fluxo de caixa e reerguer seu capital.

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